Compartilhando conhecimento com o mundo

Com tecnologia do Blogger.

Pesquisa

Download

Blogger Tricks

Blogger Themes

Visitas

Assuntos

10/29/2019

Saindo do Windows e indo para o Linux


Neste ano (08/2019) estava observando que o meu notebook estava ficando lento, depois de várias varreduras com o anti-virus, faxina nos arquivos, nada melhorava a performance e para piorar o pacote Office da Microsoft expirou e não deixava mais salvar documentos nele, instalei o Libre Office e comecei a usar, depois disso veio um start, o porque não ir para o Linux e ver a performance e usar o Libre Office no Linux? Depois de muito estudar e ver o melhor caminho para ir um recem ex-Windows, gostei de duas distribuições, o Linux Mint e o Deepin.

Deepin

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.

O que mais chamou minha atenção foi o seu visual, bem suave e fluído. Outro ponto forte, é o menu de configuração lateral, que concentra de forma fácil tudo o que é necessário e fornece informações, como previsão do tempo.



Linux Mint (versão Cinnamon)

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também macOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

No geral esta distribuição oferece tudo o que o utilizador precisa. Tudo é pensado e desenhado ao pormenor tal como acontece com sistemas operativos que são mantidos por grandes empresas. Desde os ícones, aos Wallpapers, passando pelos menus…. o Linux é das distribuições mais amigáveis do utilizador e das mais populares…e não lhe faltam atributos.



Veridito Final

Depois de ler muito, o que tinha de bom em cada uma, essas duas distribuições são intuitivas, faceis de usar para um recem Windows, antes de ir de bater o martelo sobre a distribuição procurei uma coisa que tinha que ter no Linux que usava muito, a essencial era a conexão VPN para o serviço, fazendo uma busca encontrei um software no Linux chamado NetExtender, perguntei a equipe responsavel pela VPN no serviço me deram altas dicas (agora vou de vez), a distribuição que mais me gostei foi o Linux Mint, o que o Linux Mint entrega de diferente em relação às demais distribuições? Pra mim o consumo de memória abaixo da média e a interface gráfica são elementos que despertam atenção no sistema, mesclando o bom aproveitamento de hardware com um visual sofisticado e intuitivo. Veja como ficou o meu Notebook.



Pós Instalação

Como você pode ver na imagem acima fui de vez, nem coloquei dual boot, o Linux Mint virou meu principal sistema operacional, de cara uma coisa que reparei foi a performance geral do notebook, ficou melhor que o Windows 10, me surpreendeu. Depois instalei os softwares que mais usava no Windows, o navegador Chrome, o emulador de telnet PW3270, o NetExtender para criar uma conexão VPN com o serviço, todos funcionando perfeitamente.

0 comentários:

Enviar um comentário